ciclismo

Qual a melhor bermuda para ciclismo: gel ou espuma?

Quando se pensa em pedalar, uma série de cuidados devem ser observados para garantir o conforto e segurança dos ciclistas — o que inclui uma roupa apropriada. Nesse sentido, a bermuda para ciclismo é um dos itens mais fundamentais. A peça reduz o atrito do corpo com o selim, proporciona plena liberdade de movimento e melhora a aerodinâmica e a velocidade do atleta. 

Como precisam ser usadas sem peças íntimas por baixo, uma série de questões que devem ser observadas no momento da compra. Idealmente, o tecido deve adaptar-se ao corpo, prevenir assaduras, contar com tecnologia para eliminação de umidade e tratamento antibacteriano. 

Atualmente, há diversas opções de bermudas para ciclismo disponíveis no mercado, com diferentes materiais e utilidades. Quer saber qual a melhor opção? A gente te ajuda!

Gel ou espuma?

Dois tipos de gel são utilizados na fabricação de bermudas: viscoso e elástico. Por se acomodar bem aos ísquios — aquele osso da zona inferior da pélvis, sobre o qual nos apoiamos quando estamos sentados —, o forro em gel viscoso proporciona grande conforto ao ciclista. 

Porém, à medida que o corpo movimenta-se sobre o selim, o gel se espalha para as laterais, perdendo parte de sua funcionalidade. Ele pode, inclusive, romper a costura da peça. Dessa forma, o forro em gel viscoso acaba tendo baixa durabilidade e, portanto, não é a melhor opção. 

O gel elástico, por sua vez, não apresenta problemas de rompimento ou rachaduras. Entretanto, para que se torne confortável, precisa ser fabricado em várias camadas. Isso faz com que o forro acabe ficando muito pesado, impossibilitando que a peça receba o tratamento adequado

Essas características e limitações dos forros em gel têm levado muitas marcas a abandonar o material. Elas têm optado, em vez disso, pelos diferentes tipos de espumas para fabricação de suas peças.

Dessa forma, nosso primeiro conselho é: entre espuma ou gel, opte pela espuma. Mas, se por qualquer motivo você quiser dar uma chance ao gel, escolha o gel elástico.

Bermuda para ciclismo com forro em espuma é opção mais vantajosa

O forro em espuma é mais durável e oferece maior respirabilidade que o forro em gel, mantendo a pele seca. Além disso, mesmo opções mais simples já podem ser tratadas com sistemas térmicos e antibacterianos. 

Válido comentar que muitas fabricantes têm combinado espumas de diferentes densidades na fabricação de suas bermudas, melhorando a absorção do impacto sobre os ísquios sem comprometer o conforto da peça.

A variedade de opções hoje disponível no mercado possibilita que o atleta escolha sua bermuda pelo tempo oferecido por cada forração. No que diz respeito à proteção e conforto, elas podem ir de 1 até mais 12 horas de uso contínuo.

Fica claro, assim, que a bermuda para ciclismo com forro em espuma sempre será a melhor alternativa.


Curtiu o conteúdo?

Leia também:

laysa.viegas