ciclismo

Como e onde surgiu o ciclismo

Você sabe como e onde surgiu o ciclismo? Uma das atividades mais praticadas em todo o mundo, seja profissionalmente, como meio de transporte ou de maneira recreativa teve sua origem na Inglaterra, em meados do século XIX.

Mais precisamente em 1868, o britânico James Moore venceu a primeira competição de ciclismo da história, ocorrida no Parc de Saint-Cloud, em Paris. No ano seguinte, Moore triunfaria no percurso de 123km entre a capital francesa e a cidade de Rouen, também na França, naquela que se tornaria a primeira maratona ciclística. O atleta concluiu a prova em 10 horas e 25 minutos.

Tempos mais tarde, ao longo da década de 1890, as bicicletas passaram por uma série de aperfeiçoamentos para ganhar velocidade, até que, em 1896, o ciclismo se consagrou como modalidade esportiva ao ser inserido nos Jogos Olímpicos. Na disputa, os atletas partiram de Atenas, foram até a cidade de Marathon e retornaram à capital grega.

Após a estreia, o ciclismo teve um hiato de três edições, retornando às Olímpiadas somente em 1912, nos jogos de Estocolmo. Desde então, a modalidade esteve presente em todas as edições. As mulheres, porém, passaram a competir somente em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. 

Ciclismo de estrada

O ciclismo de estrada foi a modalidade disputada tanto nas primeiras provas, no final dos anos 1860, como nos Jogos Olímpicos. As competições da categoria são individuais, em formato corrida — ganha aquele que atravessar primeiro a linha de chegada — ou contra relógio — vence quem concluir o percurso em menos tempo.

As provas de estrada podem ser realizadas em circuitos, desde que o trajeto tenha o mínimo de 10km de extensão. As bicicletas para essa modalidade são normalmente fabricadas com materiais leves, como carbono, pesando 7kg ou menos, em média. Além disso, o guidão é baixo, favorecendo a aerodinâmica e permitindo que o ciclista economize energia.

Outras modalidades de ciclismo

Atualmente, os Jogos Olímpicos contam com cinco modalidades de ciclismo:

  • Ciclismo de estrada;
  • BMX ou bicicross;
  • BMX freestyle;
  • Mountain bike;
  • Ciclismo de pista.

Abaixo, comentamos um pouco sobre cada uma das outras quatro categorias:

BMX

É uma prova complexa, em que os competidores precisam enfrentar diversos obstáculos antes de cruzar a linha de chegada. Utiliza-se bicicletas com aro 20”, uma marcha e um freio.

BMX freestyle

Caracterizada por manobras radicais, comumente em grandes alturas. Pode ser praticada em rampas de terra (dirt jump), em ruas com escadas e rampas (street), sobre uma rampa em formato “U” (vertical), entre outros estilos de prova. Assim como a BMX tradicional, a freestyle também utiliza bicicletas com aro 20”.

Mountain bike

Uma versão mais radical do ciclismo de estrada, praticada em terrenos irregulares e estradas montanhosas. Suas bicicletas são fabricadas com material resistente a impactos, pneus largos e amortecedores dianteiros e traseiros. 

Ciclismo de Pista

Realizada em velódromos, com velocidades elevadas. As bicicletas para ciclismo de pista não possuem freio e, para reduzir a velocidade ou pará-las por completo, deve-se pedalar para trás. 


Curtiu o conteúdo?

Leia também:

laysa.viegas

Share
Published by
laysa.viegas