ciclismo

Como usar bandana para ciclismo

A bandana para ciclismo é um acessório simples e versátil, sempre útil à contenção do suor ou para proteção contra a imprevisibilidades do clima. 

Em dias mais frios, é uma ótima opção para manter a cabeça e as orelhas aquecidas. Em dias quentes, como é mais comum no Brasil, sua proteção é contra o sol, evitando queimaduras — os capacetes, afinal, têm aberturas para ventilação pelas quais a luz entra.

Além disso, quem costuma pedalar sabe que é também bastante comum que poeira e outros tipos de sujeira venham em sua direção, trazidas pelo vento. Eis mais uma situação em que o acessório mostra-se um ótimo aliado.

Graças ao seu formato e maleabilidade, a bandana para ciclismo pode ser usada das mais variadas formas. Confira, abaixo, 12 opções de uso para inspirá-lo:

Saiba adaptar a bandana para ciclismo às suas necessidades

Se a intenção é proteger seu pescoço do vento e do frio, opte pelo formato cachecol. Caso queira proteger todo o rosto, os modelos máscara e balaclava são os mais apropriados.

Em casos em que o rosto deve estar exposto, mas pescoço, orelhas e couro cabeludo precisam estar cobertos, utilizá-la como capuz é a melhor alternativa. Para proteção unicamente do couro cabeludo, escolha entre as versões touca e boné.

Há quem se incomode com o sol que bate na nuca. Nesse caso, o modelo legionário é o que você precisa. Quer simplesmente evitar que o suor escorra pelo rosto? Utilize-a como testeira. 

Para quem tem cabelo longo, os formatos lenço, faixa e prendedor podem ser bastante úteis, a depender de como você prefere prender ou conter as madeixas. 

Por fim, caso você enfrente problemas para encaixar o capacete, experimente o modelo pirata — presa dessa forma, o nó não atrapalhará o encaixe.

Bandana não deve ser utilizada para proteção contra o coronavírus

Apesar das muitas utilidades da bandana para ciclismo, a proteção contra a Covid-19 não é uma delas. 

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, constatou que as bandanas têm uma capacidade de proteção muito inferior às das máscaras. Em alguns casos, elas podem ser ainda menos aconselháveis que não usar máscara nenhuma.

Isso acontece porque as bandanas tubulares, justamente as utilizadas para ciclismo, podem criar gotículas menores do vírus. Como permanecem no ar por mais tempo, essas gotículas representando maior risco.

Então já sabe, né? Caso queira garantir a proteção contra o novo coronavírus, opte por uma máscara que cubra nariz e boca adequadamente.


Curtiu o conteúdo?

Leia também:

laysa.viegas